quarta-feira, 6 de maio de 2020

3o Ciclo- Trilhando a matriz africana na música e na literatura - Professora Rosane Pires

Confira esta tilda de aprendizagem de Literatura produzida pela nossa vice diretora Rosane Pires. 

Trilhando a matriz africana na música e na literatura


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYrWBz0f3jUbmYF9zkM5kdfrNd0wtlHAMTl32UB74dFZgvIg/viewform

2o Ciclo - Matemática Você é craque! Professora Teresinha Matos



                          ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA ALVES  ___/___/2020
2º CICLO
                                         ATIVIDADES DE MATEMÁTICA    SALA: ___________

  Assista ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls

Nome do(a) aluno(a): ___________________________

2 x 4 = __        3 x 8= __      7 x 4 = __
5 x 9 = __        8 x 8= __      9 x 4 = __
2 x 7 = __        3 x 5= __      1 x 4 = __
7 x 3 = __        9 x 8= __      7 x 7 = __     2 x 5 = __       3 x 9 = __
1 x 3 = __        81 : 9= __     4 x 4 = __     8 x 6 = __       32 : 4 = __
27 : 3 = __      36 x 6= __    9 x 0 = __     6 x 5 = __       8 x 7 = __
56 : 7 = __      15 : 5= __     18 : 9 = __   42 : 7 = __      50 : 10 = __
72 : 9 = __      27 : 9= __     49 : 7 = __   21 : 7 = __      20 : 10 = __
7 : 7 = __         48 : 8= __     72 : 9 = __   12 : 6 = __       3 x 3 = __
10 x 3 = __               0 x 8= __      70 : 7 = __   24 :8 = __       56 : 7 = __
5 x 9 = __        8 x 8= __      63 : 7 = __   2 x 3 = __       6 : 6 = __
1 x 1 = __        4 x 10= __    7 x 10 = __            2 x 10 = __       3 x 10 = __
2 : 2 = __         90 : 9= __     70 : 7 = __   20 : 5 = __      30 : 10 = __
12 : 3 = __      0 x 2= __      1 x 7 = __     12 :3 = __       36 : 9 = __
14 : 2 = __      9 x 2= __      27 : 3 = __   60 : 10 = __      56 : 7 = __
6 x 3 = __        18 : 9= __     35 : 7 = __   1 x 0 = __       3 x 9 = __
8 x 3 = __        45 : 5= __     14 : 7 = __   49 : 7 = __       0 x 0 = __

3o Ciclo - CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS - Professora Teresinha Matos

Atividades de reforço – 3º ciclo – Prof.: Teresinha

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS


Reunindo os números negativos, o zero e os positivos, formamos o conjunto dos números inteiros relativos, que será indicado por Z.

Z = {..., -3, -2, -1, 0,+1,+2,+3,...}

Importante!

  • Os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal +.

Exemplos: a) +7 = 7                                    c) +13 = 13
                   b) +2 = 2                         d) +45 = 45

  • O número zero não é positivo nem negativo.

Exercícios ______________________________________________________

1) Observe os números do quadro:

-15
+6
-1
0
+54
+12
-93
-8
+23
-72
+72

a) Quais são os números inteiros negativos? .......................................................

b) Quais são os números inteiros positivos? ........................................................

 2) Qual é o número inteiro que não é nem positivo nem negativo? ....................

3) Escreva com símbolos matemáticos:

a) mais sete.....                    b) vinte negativo......             c) mais vinte e dois......

d) menos quatro......            e) quinze positivo.....           f) menos cinqüenta.......

4) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:

a) -8 ......................                 b) -10.........................            c) +75............................

d) +6 ......................    e) +12........................            f) -100.............................

5) Quais das seguintes sentenças são verdadeiras?

a) +4 = 4                                b) 72 -72                            c) 1.500 = + 1.500

d) -6 = 6                                 e) 54 = +54                           f) 1.832  ≠ + 1.832

g) -8 ≠ + 8                              h) 93 = -93                            i) 2.756 ≠ - 2.756
6) Quais das seguintes sentenças são verdadeiras?

a) {0,5}{0,- 5}                                      b){- 2, 0, 2}{- 2, 0 + 2}
            
c) {3, 4}{3, + 4}                                   d){6, - 4, 8}{+ 6, - 4, 8}
                        
e) {6, 15}{16, - 6}                               f) {- 4, -3, -2}{+ 4, +3, +2}      

7) As temperaturas acima de 0ºC(zero grau) são representadas por números positivos e as temperaturas abaixo de 0ºC, por números negativos. Represente as seguintes situações com números inteiros relativos:

a) 5ºC acima de zero.............                    b) 3ºC abaixo de zero..............

c) 9ºC abaixo de zero............                      d) 15ºC acima de zero..............

8) Nas agências bancárias, os créditos são representados por números positivos e os débitos por números negativos. Represente as seguintes situações com números inteiros relativos:            

a) crédito de R$ 35,00................                b) débito de R$ 500,00.........................

c) débito de R$ 35,00.........................        d) débito de R$ 710,00.........................

e) crédito de R$ 12,00.........................       f) crédito de R$ 840,00.........................

9) Represente com números inteiros, as seguintes situações econômicas:

a) lucro de R$ 100,00......................           b) perdi R$ 900,00................................

c) prejuízo de R$ 1.700,00...............         d) depósito de R$ 1.500,00...................

e) ganhei R$ 500,00..........................         f) retirada de R$ 3.600,00.....................


SUBCONJUNTOS DE Z

a) Conjunto dos números inteiros não negativos:     Z  {0, 1, 2, 3, 4,...}

b) Conjunto dos números inteiros não-positivos:   Z  {..., - 3, - 2, - 1, 0, ...}

c) Conjunto dos números inteiros positivos:   Z*  {+ 1, + 2, + 3,...}

d) Conjunto dos números inteiros negativos:  Z*  {..., -3, - 2, - 1}


O símbolo * indica a exclusão do zero do conjunto.


Alfabetização 1o Ciclo - Sequência Didática Leilão de Jardim

Sequência Didática - 1o Ciclo
Retirada  do Site https://www.soescola.com/2017/03/sequencia-de-atividades-alfabetizacao-poema-leilao-de-jardim-cecilia-meireles.html