segunda-feira, 18 de maio de 2020

matemática COVID19 - PROFESSORA TERESINHA


Observe a tabela abaixo, e faça o que se pede em seguida:
Description: phone1

·     Qual era o total de casos de covid-19 no Brasil até o momento?





·     Qual a diferença entre São Paulo e Porto Alegre?



·     Qual o total de casos entre os estados com menor número de infectados?


·     Indique três ações que se forem tomadas por cada cidadão brasileiro/a pode-se evitar essa epidemia.

1ª .....................................................................................................................

2ª ....................................................................................................................

3ª .....................................................................................................................

  • Tomando consciência destes índices alarmantes de Coronavírus em nossa capital, elabore um slogan(frase) de combate a este vírus.








MATEMÁTICA QUADRO POSICIONAL NÚMEROS ROMANOS Prof. Teresinha

1) Complete o quadro posicional e faça o que se pede:





MILHÕES


UNIDADES SIMPLES
C




U




D














Description: phone1 

a) Represente no quadro posicional acima o numeral 23. 430. 609.185
b) Quantas ordens e quantas classes ele possui? ...........................................

c) Qual é o algarismo que ocupa a ordem das dezenas de milhões? ..............

d) Como se chama a 4ª classe? .......................................................................

e) Qual é algarismo de maior valor posicional? .............................................

f) Qual é o valor absoluto do algarismo 4? ....................................................

g) Qual é o valor posicional do algarismo das unidades de bilhões?..............

h) Calcule a soma dos valores absolutos de seus algarismos. ........................

i) Qual é a função do zero? ............................................................................

2) Escreva os numerais abaixo por extenso:

a) 207.490.000 ...............................................................................................

b) 2.007.579.139 .............................................................................................

c) 12.108.000 ..................................................................................................

d) 90. 064.001.000 .........................................................................................

e) 17.000.000.379 .........................................................................................



3) Coloque os numerais do quadro em ordem crescente:

     700.000 - 170.098 – 1.760.989 – 7. 700.000 – 17. 900 – 
      7.770. 000 – 7. 000.000.000 – 7 – 3. 379.087 – 
              777.777.777.777


 







.........................................................................................................................

.........................................................................................................................



®Nas questões de 4, 5, 6 e 7 marque apenas uma resposta correta.

4) Qual das decomposições abaixo representa o numeral81. 970. 045. 132

a. (   ) 80.000.000.000 + 10.000000 + 900 + 7. 000 + 40 + 5 + 1 + 3 + 2

b. (   ) 80.000.000000 + 1.000.000.000 + 900.000.000 + 70.000.000 + 40.000 + 5.000 + 100 + 30 + 2

c. (   ) 80. 000. 000.000 + 1.000.000 + 9.000.000 + 70.000 + 4.000 + 5.000 + 10 + 3 + 2

d. (   ) 80. 000. 000.000 + 1.000.000.000 + 900.000 + 70.000.000 + 40.000 + 5.000 + 100 + 30 + 2

5) A escrita correta do numeral sessenta e sete milhões, duzentos e quatro mil, cento e setenta e três é:

a. (   ) 77. 204. 173

b. (   ) 67. 240. 173

c. (   ) 67. 204. 173

d. (   ) 67. 204. 163

6) Os romanos usavam 7 letras para escrever os numerais. Elas são:

a. (   ) I, V, K, L, C, E e M

b. (   ) I, A, X, L, C, D e M

c. (   ) I, V, X, L, C, D e M

d. (   ) I, V, X, H, C, D e M



7) A escrita romana do numeral 4.476é:

a. (   ) IVCDLXXVI



b. (   ) IVCDLXXIIIIIII

c. (   ) MMMMCDLXXVI

d. (   ) IVCDXXXCVI


9) Complete o quadro:

ANTECESSOR
NUMERAL
SUCESSOR



4.000.101.000





34.801.001

12.789.099




10) Resolva os problemas:

a) Em uma escola, 798 alunos são meninos. Nela estudam 205 meninas a mais que meninos. Quantos alunos tem a escola?





b) Um centro de eventos possui cinco estacionamentos, cada um com 325 vagas. Quantas vagas há ao todo?






c) Em 2002, o estado de Minas Gerais tinha 853 municípios, e o estado da Bahia, 417 municípios. Quantos municípios a Bahia tinha a menos que Minas Gerais?





MATEMÁTICA 3º CICLO 1º TURNO 6º ANO – TERESINHA –

                                    3º CICLO 1º TURNO  6º ANO  – TERESINHA – 
                                         ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Nome: _________________________________________ Sala: ___________

1) Resolva os problemas:

a) Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração? 



b) Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto?




c) Qual é o número natural que você vai obter quando multiplicar 736 por 208?




d) Para cobrir o piso de um barracão foram colocados 352 placas de 35 metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados tem o piso desse barracão?




e) Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 46 litros, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu? 


f) Em um teatro há 18 fileiras de poltronas. Em cada fileira foram colocadas 26 poltronas. Quantas poltronas há nesse teatro?

g) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto?


h) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 dúzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia?


i) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto?

Atividades de reforço – 3º ciclo – Prof.: Teresinha CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS

Atividades de reforço – 3º ciclo – Prof.: Teresinha

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS


Reunindo os números negativos, o zero e os positivos, formamos o conjunto dos números inteiros relativos, que será indicado por Z.

Z = {..., -3, -2, -1, 0,+1,+2,+3,...}

Importante!

  • Os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal +.

Exemplos: a) +7 = 7                                    c) +13 = 13
                   b) +2 = 2                         d) +45 = 45

  • O número zero não é positivo nem negativo.

Exercícios ______________________________________________________

1) Observe os números do quadro:

-15
+6
-1
0
+54
+12
-93
-8
+23
-72
+72

a) Quais são os números inteiros negativos? .......................................................

b) Quais são os números inteiros positivos? ........................................................

 2) Qual é o número inteiro que não é nem positivo nem negativo? ....................

3) Escreva com símbolos matemáticos:

a) mais sete.....                    b) vinte negativo......             c) mais vinte e dois......

d) menos quatro......            e) quinze positivo.....           f) menos cinqüenta.......

4) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:

a) -8 ......................                 b) -10.........................            c) +75............................

d) +6 ......................    e) +12........................            f) -100.............................

5) Quais das seguintes sentenças são verdadeiras?

a) +4 = 4                                b) 72 -72                            c) 1.500 = + 1.500

d) -6 = 6                                 e) 54 = +54                           f) 1.832  ≠ + 1.832

g) -8 ≠ + 8                              h) 93 = -93                            i) 2.756 ≠ - 2.756
6) Quais das seguintes sentenças são verdadeiras?

a) {0,5}{0,- 5}                                      b) {- 2, 0, 2}{- 2, 0 + 2}
            
c) {3, 4}{3, + 4}                                   d) {6, - 4, 8}{+ 6, - 4, 8}
                        
e) {6, 15}{16, - 6}                               f) {- 4, -3, -2}{+ 4, +3, +2}      

7) As temperaturas acima de 0ºC(zero grau) são representadas por números positivos e as temperaturas abaixo de 0ºC, por números negativos. Represente as seguintes situações com números inteiros relativos:

a) 5ºC acima de zero.............                     b) 3ºC abaixo de zero..............

c) 9ºC abaixo de zero............                      d) 15ºC acima de zero..............

8) Nas agências bancárias, os créditos são representados por números positivos e os débitos por números negativos. Represente as seguintes situações com números inteiros relativos:      

a) crédito de R$ 35,00................                b) débito de R$ 500,00.........................

c) débito de R$ 35,00.........................        d) débito de R$ 710,00.........................

e) crédito de R$ 12,00.........................       f) crédito de R$ 840,00.........................

9) Represente com números inteiros, as seguintes situações econômicas:

a) lucro de R$ 100,00......................           b) perdi R$ 900,00................................

c) prejuízo de R$ 1.700,00...............         d) depósito de R$ 1.500,00...................

e) ganhei R$ 500,00..........................         f) retirada de R$ 3.600,00.....................


SUBCONJUNTOS DE Z

a) Conjunto dos números inteiros não negativos:     Z  ={0, 1, 2, 3, 4,...}

b) Conjunto dos números inteiros não-positivos:   Z  {..., - 3, - 2, - 1, 0, ...}

c) Conjunto dos números inteiros positivos:   Z*  {+ 1, + 2, + 3,...}

d) Conjunto dos números inteiros negativos:  Z*  {..., -3, - 2, - 1}


O símbolo * indica a exclusão do zero do conjunto.