Veja que atividade legal nossa Coordenadora Lucienne produziu:
https://docs.google.com/forms/d/1qFLdW0WO0u4MsmDeA_1dxdBRQp0glMny6naxbrI0IcM/edit
Este blog foi criado para nos conectarmos durante a Epidemia do Cononavírus. Será um espaço para você ter acesso às atividades pedagógicas. As atividades não são obrigatórias, mas servirão para criar uma rotina de estudo e aprendizagem.
segunda-feira, 4 de maio de 2020
Geometria - 3º Ciclo - Professor Junio
Veja essas atividades de matemática que o nosso Coordenador da Integrada Junio produziu:
https://docs.google.com/forms/d/11iszVuG-JjoQi0nsxlcvmu7SXiOYvSudaf5AnfDH9r8/edit
Muitas vezes quando nos deparamos com um exercício de geometria, temos uma dificuldade de encontrar o caminho correto para resolução. Estes exercícios (na maioria das vezes) podem ser resolvidos de diversas maneiras. Alguns fatores são importantes e determinantes para a resolução.
Nas atividades a seguir vamos destacar alguns desses fatores: observação, tentativas e erros. A observação é fundamental para colhermos todos os detalhes e informações que estão nas atividades. Quanto mais informações, mais possibilidades de resolução. Tentativas e erros são importantes para que os estudantes se desenvolvam e aprendam a pensar e buscar soluções de maneira mais autônoma.
https://docs.google.com/forms/d/11iszVuG-JjoQi0nsxlcvmu7SXiOYvSudaf5AnfDH9r8/edit
Muitas vezes quando nos deparamos com um exercício de geometria, temos uma dificuldade de encontrar o caminho correto para resolução. Estes exercícios (na maioria das vezes) podem ser resolvidos de diversas maneiras. Alguns fatores são importantes e determinantes para a resolução.
Nas atividades a seguir vamos destacar alguns desses fatores: observação, tentativas e erros. A observação é fundamental para colhermos todos os detalhes e informações que estão nas atividades. Quanto mais informações, mais possibilidades de resolução. Tentativas e erros são importantes para que os estudantes se desenvolvam e aprendam a pensar e buscar soluções de maneira mais autônoma.
Atividade Leitura e Interpretação 1o Ciclo - Quem é ele? Professora Regina
Veja que atividade legal nossa Coordenadora Regina produziu
https://docs.google.com/forms/d/1K8WzzW8VvteIs4JQRxO6S_Viti9W6zm8zSzHhIvmn4s/edit
https://docs.google.com/forms/d/1K8WzzW8VvteIs4JQRxO6S_Viti9W6zm8zSzHhIvmn4s/edit
Leitura e Interpretacao 2º Ciclo Direitos das Crianças Professora Lucienne
Veja que atividade legal de Português que a nossa Coordenadora Lucienne produziu.
https://docs.google.com/forms/d/1Esbeo298ZjkBBJcFg5L-Z0wFNKZcnKbYLgP6s5IjxD4/edit
https://docs.google.com/forms/d/1Esbeo298ZjkBBJcFg5L-Z0wFNKZcnKbYLgP6s5IjxD4/edit
Matemática - 3º Ciclo - Entendendo a Curva Professor Humberto
Confira a atividade que op nosso Coordenador Humberto produziu:
https://docs.google.com/forms/d/1HBoOK-jjU3FeYRR5Hx7boc0iY6QuoFVFqYEUZrrSW58/edit
Antes, um pouco de História... Entendendo a curva ( gráfico).
As curvas são chamadas de curvas normais ou curvas do sino ou Curva de Gauss.
Carl Friedrich Gauss foi um Matemático e Físico Alemão. Chamado de “O Príncipe da Matemática” que viveu no período de 30/04/1777 à 23/02/1855. Ele contribuiu com a Matemática em várias áreas principalmente na Estatística onde estudou e matematizou vários eventos do cotidiano e relacionou-os com uma curva que chamou de curva do sino ou curva normal.
Dicas para ajudar na alfabetização das crianças:
Dicas para ajudar na alfabetização das crianças:
Adote
essas dicas para que as crianças não só identifiquem as letras e
palavras, mas também tenham consciência da importância da leitura para
suas vidas:
- Manuseie junto ao seu filho calendários, listas telefônicas, receitas, rótulos, embalagens, remédios para que assim a criança possa entender a importância da escrita e da leitura mostrando que podemos solucionar problemas e resolver questões cotidianas a partir da leitura do mundo.
- Deixar o ambiente do lar mais alfabetizador, deixando bilhetes espalhados pela casa, utilizando na geladeira imãs com letras, e, ao iniciar um novo jogo convidar seu filho pra ler as regras juntos, entre outras experiências cotidianas.
- Estimular a leitura gestáltica – a leitura começa pela leitura da palavra como uma imagem, como um todo, pelas cores, tipo de letra, etc. As crianças fazem este tipo de leitura quando reconhecem o Mc Donald’s, a Coca Cola, etc. Estimular a leitura gestáltica favorece o contato com a língua escrita. Isto pode ser feito no supermercado, em casa, na rua, nos outdoors, etc, como uma brincadeira lendo para ela os nomes e pedindo que ela “leia” também. Muitas vezes esta “leitura” se dará pelo uso do produto ou por uma “adivinhação”.
- Preparar receitas com a ajuda do nosso pequeno leitor.
- Produzir convites de aniversário junto a criança.
- Deixar que os pequenos ajudem na lista de compras.
- Ler histórias, revistas e jornais juntos.
Problemas Matemático 1 e 2º anos
Atividade retirada do site: https://atividadespedagogicas.net/2018/04/atividades-de-problemas-matematicos-para-o-2o-ano.html
https://atividadespedagogicas.net/2018/04/atividades-de-problemas-matematicos-para-o-2o-ano.html
Atividade de Português - 8 e 9 anos - Artigo de Opinião
SAÚDE
PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?
Meu município, Remígio, está localizado
no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma
cidade-pólo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários
outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais
de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de
atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de
remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais
das cidades circunvizinhas.
O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em
corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta
de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse
problema. Dinheiro para investir nisso nós sabemos que há. Os estádios que
estão sendo construídos para a Copa de 2014 comprovam isso. O que falta é uma
tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento
daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos
impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos
por a culpa.
Minha cidade apesar de muito conhecida
no estado por ser uma cidade-pólo, por suas festas de vaquejadas e emancipação
política, sofre com essa crueldade. Há anos que esse município não sabe o que é
ter um filho originalmente nascido na sua terra. Quantos idosos e crianças já
adoeceram nas madrugadas e foram obrigados a negociar com a sorte, pedindo um
pouco mais de calma enquanto chegassem a algum hospital em Campina Grande (36 km -
40 minutos de viagem)? Porém, em épocas de campanha política a saúde
pública é um dos projetos mais prometidos pelos atônitos candidatos.
O interessante é que o tempo que faz que não nasce uma criança em Remígio é o
mesmo em que o povo vive iludido numa esperança utópica da nossa situação mudar.
A culpa disso na maior parte sabemos
que é nossa mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda
estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e
honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores
quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os
políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carradinha” de
tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses
mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é
hereditária.
Enfim, discutir problemas públicos não
tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um
direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou
concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil
precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem
mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.
ATIVIDADE EM SALA
1.
Sobre
o texto acima, responda:
a)
Que
gênero textual é esse que acabamos de ler?
b)
Para
que serve um texto como esse?
c)
Onde
encontramos textos assim?
d)
Qual
o tema tratado nesse texto?
e)
Você
achou esse título subjetivo ou objetivo?
f)
Que
outro título você daria a esse texto?
g)
Como
o autor fez a introdução do seu texto?
h)
Qual
é a opinião do autor sobre esse tema?
i)
Por
que ele diz que dinheiro para investir na saúde há?
j) Quais
são os dois problemas da má saúde pública no Brasil apontado pelo autor no fim
do segundo parágrafo?
k)
O
autor cita um exemplo que acontece na cidade dele. Que exemplo é este? Devemos
citar exemplos em artigos de opinião? Por que?
l)
De
quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil?
m) O que, na maioria das vezes, tanto
eleitores quanto candidatos em buscam em época de eleições?
n)
Qual
a estratégia usada pelo autor para concluir seu texto?
2-
Do ponto de vista da temática, pode inferir
que o objetivo da charge acima é:
a)
Mostrar que os hospitais públicos consomem
muitos papéis por dia.
b)
Discutir a diferença entre o sistema
público de saúde e os particulares.
c)
Incentivar as pessoas, com problemas de
saúde, a doarem materiais para os hospitais públicos.
d)
Informar sobre a ausência de papel nos
hospitais públicos.
e)
Criticar o sistema público de saúde.
3-
Coloque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou
falsas as proposições relativas ao contexto da charge:
( ) A charge não condiz com o contexto social atual de nosso
país, uma vez que evidencia problemas no sistema público de saúde.
( ) O enunciado “O hospital está sem papel” evidencia um dos casos de imoralidade da saúde pública do Brasil.
( ) O enunciado “O hospital está sem papel” evidencia um dos casos de imoralidade da saúde pública do Brasil.
( ) O efeito humorístico da charge é realçado pela expressão “Vou escrever a receita na sua mão” e a
imagem como um todo.
A sequência correta é:
a) F V
V
b) F F
F
c) V V
V
d) V F
V
e) F F
V
Leia o texto:
Basquete à meia noite
Os americanos
decidiram usar a bola na guerra contra a violência juvenil. Batizada de
“Basquete à Meia-Noite”, a experiência é uma das responsáveis por inesperada
informação transmitida pelo Ministério da Justiça. Pela primeira vez, em 10
anos, a criminalidade juvenil interrompeu sua veloz curva ascendente e caiu 5%.
Os especialistas atribuem parte da explicação da queda a uma série de projetos
educacionais lançados nos bairros contaminados pela violência. Entre eles, o
basquete noturno. O basquete é apenas uma isca. Para atrair as gangues, são
feitos campeonatos pela madrugada, acompanhados por animadas torcidas –
justamente o horário em que eles costumam se esmurrar, esfaquear ou disparar
tiros. Mas, para participar do campeonato, o jogador deve se submeter a
programas de treinamento profissional e aprender com psicólogos como resolver
conflitos civilizadamente.
Por ter algumas das
melhores faculdades do mundo e, ao mesmo tempo, ser cenário de guerras de
gangues, Nova York virou um laboratório educacional contra a violência. Eles
apostam na idéia de que a violência é um comportamento que se aprende; logo,
cabe aos educadores inverter esse aprendizado por meio de artes, esportes,
salas de aula ou treinamento profissional.
(Gilberto Dimenstein, Aprendiz do futuro, Ática, p.77, Série
Discussão Aberta)
4 - Considere as afirmações em torno do tema e do plano de organização
do texto:
I-
O título deste texto é bem subjetivo, pois faz o
leitor acreditar que o texto irá discorrer apenas sobre basquete, mas na
leitura o leitor se surpreende.
II-
A ideia central deste texto é o combate a
violência juvenil na cidade de Nova Iorque, por meio de educação esportiva.
III-
No segundo parágrafo do texto, tem-se a conclusão
do mesmo, em que o autor retoma a ideia principal do texto para encerrá-lo.
Estão corretas as afirmações:
a) I e III.
b) II e III.
c) Todas.
d) nenhuma.
e) I apenas.
5- NÃO é característica
do artigo de opinião:
a) Linguagem culta.
b) Título subjetivo.
c) Utilização de
argumentos.
d) O autor não se
posiciona criticamente.
e) Reflete sobre temas
atuais.
6- NÃO faz parte da
estruturação de um artigo de opinião:
a) Contextualização do
tema abordado.
b) Deixar claro a
posição defendida do autor.
c) Utilizar argumentos
de autoridade.
d) Na conclusão,
apontar uma sugestão.
e) Utilizar exemplos, dados
estatísticos sem apresentar a fonte de onde foram retirados.
BONS ESTUDOS!!!!!
GABARITO OFICIAL:
1.
a)
É um artigo de opinião
b)
Para defender uma opinião acerca de um tema
polêmico e atual.
c)
Encontramos em jornais impressos, revistas,
internet.
d)
Esse texto trata sobre o caos na saúde publica
brasileira.
e)
É objetivo, pois já revela para o autor o tema
do texto.
f)
Resposta pessoal.
g)
Ele inicia o texto apresentando para o leitor o
lugar onde vive e como é a saúde pública de lá. Essa estratégia serve para
contextualizar o problema a ser discutido no texto.
h)
A ideia defendida é que o comodismo das pessoas contribui
com os problemas na saúde pública.
i)
Porque houve grandes investimentos de dinheiro
público para a Copa de 2014.
j)
São a corrupção e nós eleitores do Brasil.
k)
Ele cita o fato de fazer tempo que não nasce uma
criança no seu município. Citar Exemplos é uma estratégia argumentativa que
ilustra, reforça nossas opiniões.
l)
A culpa é nossa, eleitores.
m)
Ambos procuram sempre benefícios próprios.
n)
Ele reafirma, com outras palavras, a opinião
defendida ao longo do texto.
2. LETRA “E”
3. F V V, LETRA “A”.
4. C
5. D
6. E
Atividades retiradas do site: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2014/06/atividade-sobre-o-genero-artigo-de.html. Acesso em 05/05/2020
EXERCÍCIO DE ORTOGRAFIA (BÁSICO)
1. Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A) FRANCE__A
B) HOLANDE__A
C) JAPONE__A
D) MARQUE__A
E) PRINCE__A
F) RAPIDE__
G) LEVE__A
H) NITIDE__
I) CANALI__AR
J) TRAUMATI__AR
K) PADRONI__AR
L) POU__ADA
M) COI__A
N) AU__ÊNCIA
O) SOU__A
P) QUI__ESSE
Q) PU__EMOS
R) POBRE__A
S) DEMOCRATI__AR
2. Complete as palavras usando G ou J nos
espaços:
A) CAN__ICA
B) LO__ISTA
C) CERE__EIRA
D) GOR__ETA
E) VIA__AR
F) VIA__EM
G) ARE__AR
H) ENFERRU__AR
I) CORA__EM
J) ESTIA__EM
K) VERTI__EM
L) FULI__EM
M) FERRU__EM
N) PENU__EM
O) __ILÓ
P) BERIN__ELA
Q) ACARA__É
R) __ECA
S) __ERIMUM
T) ADÁ__IO
U) PRIVILÉ__IO
V) VESTÍ__IO
3. Complete
as palavras usando X ou CH nos espaços:
A) FAI__A
B) TROU__A
C) ENCAI__ADO
D) DEI__AR
E) EN__OVAL
F) EN__OTAR
G) EN__AGUAR
H) EN__ER
I) EN__ENTE
J) EN__ARCAR
K) ME__ICO
L) ME__ICANO
M) ME__ER
N) ME__ERICA
O) ME__A
P) DESLEI__O
Q) FLE__A
R) MA__UCADO
S) FA__INA
4. Complete
as palavras usando SS, Ç OU S nos espaços:
A) DETEN__ÃO
B) CONTEN__ÃO
C) ABSTEN__ÃO
D) PROGRE__ÃO
E) TRANSGRE__ÃO
F) REGRE__ÃO
G) EXPRE__ÃO
H) REPRE__ÃO
I) SUPRE__ÃO
J) PRETEN__ÃO
K) ASCEN__ÃO
L) COMPREEN__ÃO
M) MI__ANGA
N) A__AFRÃO
O) OPRE__ÃO
P) EXPUL__ÃO
Q) PA__OCA
R) APREEN__ÃO
S) MU__ULMANO
5. Complete as palavras usando E ou I nos
espaços:
a) ABENÇO__
b) POSSU__
c) CONTINU__
d) CONTRIBU__
e) PONTU__
f) SUM__
g) ANT__AÉREO
h) ANT__VÉSPERA
i) ANT__BIÓTICO
j) ANT__DELUVIANO
k) CÃ__BRA
l) MALCR___ADO
m) PR__VILÉGIO
n) DO__
o) PERDO__
p) VAD__AR
q) RETRIBU__
r) B__SOURO
s) CAQU__
6. Complete os espaços com a
consoante H, se necessário:
a) __ERVA
b) __ÁBITO
c) __ONESTO
d) __INVERNO
e) __ANDORINHA
f) __IATO
g) __AVER
h) ___ABITAÇÃO
i) ___ONTEM
j) ___ÚMIDO
k) ___IATE
l) ___OMBRO
m) __ÉLICE
n) __ÉRNIA
o) ___OMOLOGAR
p) ___ULHA
q) __UMOR
r) ___OMENAGEM
s) DES__UMANO
7. Complete os espaços das frases
com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:
A) ________ele
sumiu da aula mais cedo?
B) Não fui à
festa________choveu.
C) Eles estão
revoltados, ______________?
D) Quero saber
o___________ do seu medo?
E) Ele não
procurou,________?
F) Ninguém
explicou o ________ de sua desistência.
G) Desejo saber
_________não compareceu à aula?
H) ___________é
sonhador o jovem cultiva ideias.
I) A
criança adoeceu________brincou na água quente.
J) __________você
não tirou os pães do forno logo?
K) O pedreiro
não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?
L) O_________da
minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.
M) Vamos sair
mais cedo da aula hoje________o professor faltou.
8. Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos
espaços:
a) Os alunos
queriam ______aula de Matemática.
b) Enquanto______,
melhor.
c) Comprei
um carro, ______não sei dirigir.
d) Você tirou 10
na prova, ______ainda foi reprovado.
e) A moça é
________bonita quando gosta de estudar.
f) Esta
mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com as despesas
da casa.
g) Meu sítio é
muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h) A mãe
deu______ lapada no menino do que na menina.
9. Leia
o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:
a) Que gênero textual você acha que
é este acima?
b) Para que serve textos como
esse?
c) Onde podemos encontrar textos
assim?
d) Podemos perceber várias
palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia
atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.
e)Reescreva cada palavra que está
inadequada, consertando a sua ortografia.
10.
Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:
Texto 1:
Texto 2:
a) Observando as imagens, de onde
os dois textos foram retirados?
b) Que tipo de mensagem o texto 1
nos passa?
c) Qual a intenção do texto 2?
d) Identifique as palavras nos
dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.
e) Postagem em redes sociais é
necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.
11. Leia as frases abaixo, observe as
palavras destacadas e indique quais apresentam o sentido de QUANTIDADE/INTENSIDADE e quais
apresentam o sentido de OPOSIÇÃO.
a) “Ele
correu o mais
rápido que podia”.
b) “havia
a imagem da garota mais linda que ele já tinha visto”.
c) “Então
ele percorreu toda a escola perguntando para todos que passavam se alguém já
tinha visto aquela garota. Mas todos respondiam ‘Não’.”
d) O
motorista do carro saiu e tentou ajudar, mas era tarde demais.
e) “É
preciso mais
do que isso para me fazer medo”.
12. Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:
a) Tenho _____ amigos que você.
b) Pesquisei bastante, ______ não achei nada
sobre esse assunto.
c) Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
d) Divirta-se, _____ antes cumpra com suas
obrigações.
e) Este é o terno _____ caro da loja.
13. Complete as frases com o tipo de
“porquê” correto (POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ):
a) Bruno
só achou aquela foto, _________não estava prestando atenção à aula.
b) _________
Bruno morreu no final da história?
c) Ninguém
conhecia aquela garota da foto, _________?
d) Preciso
saber o _________de Bruno ter se apaixonado por uma garota que ele nunca viu.
e) O
assustador da história é ________a foto fica sem imagem nenhuma no final.
f)
Quer dizer que você
não vai mesmo conosco, ___________?
g)
Não entendo o ____________ de suas atitudes.
h)
Você sabe
___________ ela não passou no concurso.
i)
Não fuja,
___________ toda fuga é fraqueza.
j)
_______ concordaram
tão facilmente?
14. Complete as frases abaixo com “MAU” ou
“MAL”:
a) Bruno
era um ______aluno em matemática.
b) Essa
foto foi o ______na vida do protagonista.
c) No
fim, o _______venceu nessa história.
d) O
_______motorista atropelou o garoto.
e) Bruno
se deu _______na sua insistência.
f) Caiu de _____ jeito.
g) Antes só do que ______ acompanhado.
h) Vestido ____ feito.
i) Não leves a ____ o que estou dizendo.
j)Não há ____ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
15. Observe a imagem abaixo e responda o que se
pede:
a) Que
gênero textual é este acima?
b) Para
que nos serve textos como esse?
c) Retire
as palavras que foram escritas erradas.
d) Conserte
as palavras que foram escritas erradas.
e) Apesar
de estarem com a ortografia errada, esses erros atrapalham o entendimento da
mensagem do texto?
QUESTÕES OBJETIVAS
16. Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S” e não “Z”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “s”.
b) Porque esta palavra indica uma nacionalidade.
c) Porque esta palavra vem da palavra original “barão”.
d) Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.
17. Por que a palavra “ENXOVAL” se escreve com “x” e não com “ch”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “x”.
b) Porque esta palavra se inicia com “EN”, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.
c) Porque é uma palavra originalmente brasileira.
d) Estar errada esta escrita, deveria ter sido grafada com “ch”.
18. Por que a palavra “ACARAJÉ” é escrita com “j” e não com “g”?
a) Porque esta palavra indica uma comida.
b) Porque esta palavra apresenta ditongo.
c) Porque é uma palavra originalmente africana, então palavra de origem africana e indígena são escrita com “j”
d) Porque esta palavra termina em “jé”, por isso foi escrita com “j”.
19. Leia a piada abaixo e marque a única alternativa FALSA:
Um Padre recém chegado na paróquia do interior encontra na estrada uma menina de uns seis anos, puxando uma vaca.
- Onde vai, minha menina ?
- Vou levar a vaca para cruzar com o touro do Seu Zé.
O padre escandalizado, imaginando a cena que a menina iria ver, tentou ajudá-la:
- Será que seu pai não poderia fazer isto ?
- Não. Tem que ser com o touro mesmo...
a) A
palavra “ESCANDALIZADO” está escrita correta, pois a palavra primitiva
“ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então “ESCANDALIZADO” só será com “z”.
b) A
palavra “ESCANDALIZADO” está escrita errada, pois a palavra primitiva
“ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então “ESCANDALIZADO” só será com “s”.
c) “CHEGADO” se escreve com “ch” porque a palavra primitiva é “CHEGAR” com “ch”.
d) A palavra “CRUZAR” se escreve com “z” por conta da palavra primitiva “CRUZ” que é com “z”.
20. Qual das palavras abaixo a letra “S” não tem som de “Z”:
a) sensual
b) desastrada
c) desejos
d) misterioso
e) hesitar
21. Por que a palavra “SEDUZIR” se escreve com “Z”:
a) Porque indica um título de nobreza.
b) Porque a palavra original “sedução” não
tem a letra “s” no seu final.
c) Porque se trata de uma nacionalidade.
d) Porque é de origem indígena.
e) Porque é uma palavra de origem africana.
22. Qual das palavras a seguir está escrita
com a ortografia errada:
a) preferências
b) extremamente
c) intenço
d) desastrada
e) inexperiência
23. Assinale a alternativa em que as formas
completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:
- Quando ____ assessorado, o governante
comete muitos erros.
- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu
escapar do lobo ____.
- Devemos praticar o bem e evitar o ____.
- Quando está de ____ humor, ninguém o
suporta.
|
a) mal, mau, mau, mau;
b) mau, mal, mal, mal;
c) mau, mau, mal, mal;
d) mal, mau, mal, mau;
e) mal, mal, mau, mau.
24. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:
a) Não revelou o motivo porque não foi ao
trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Porque houve um engarrafamento, chegou
atrasado ao colégio.
e) Ele não veio por que estava doente.
25. Observe a imagem abaixo e assinale a
única alternativa correta:
a) A palavra “mal” usada neste texto está
correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está
errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é
contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está
correta, pois é contrário de “bom”.
e) A palavra “mal” neste texto indica o
modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.
26. Sobre a escrita do texto abaixo,
compreende-se que:
a) A palavra “mais” indica uma oposição ao
que foi dito antes.
b) A palavra “mais” deveria ser escrita
“mas”.
c) A palavra “mais” é uma conjunção.
d) A palavra “mais” foi usada sem intenção
nenhuma pelo criador do título.
e) O título “mais você” sugere um programa
voltado mais para questões simples do dia a dia das pessoas.
27. Indique o item em que todas as palavras
devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) me__erico / en__ame / bru__a.
d) __utar / frou__o / mo__ila.
e) fle__a / en__arcar / li__ar.
28. (ENEM/2016)
Como
escrever na internet
Regra
1 – Fale, não GRITE!
Combine
letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em
papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em
maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os
recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e
*grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são
aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Regra
2 – Sorria pisque chore &-( …
Os emoticons (ou smileys) são ícones
formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles
representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil
descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se
está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual
só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a
usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às
suas conversas on-line.
Disponível em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.
O texto
traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações
eletrônicas, especialmente em e-mails e chats. Essas regras
revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos
usuários da internet.
A)representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de
difícil compreensão.
B)refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação
facilitadores da convivência na internet.
C) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão
da língua portuguesa.
D) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes
possam se comunicar na web.
29. Há erros de grafia na frase:
a) Jornadas de
trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o
lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.
b) A extinção de
postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de
reivindicação de direitos da classe trabalhadora.
c) Para bem avaliar o
impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é
necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.
d) A expansão da
demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de
investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.
e) Condições adverças
de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de
queixas de assalariados.
30. A frase em que há ERROS de ortografia é:
a) Acostumados a
debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em
discussão também o problema do número de vagas.
b) Não há jeito de
pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se
pode ver facilmente através delas.
c) A afirmação de que
nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem
falou.
d) O assessor de
imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente
os queixosos.
e) Nem sempre o lazer
a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a
preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.
31.
Os textos relativos ao mundo do trabalho,
geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de
o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus
propósitos comunicativos porque
a)
os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas
fazendas.
b) a
parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um
anúncio.
c) a
letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
d)
os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
e) o
contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
32. Observe o texto abaixo retirado de uma rede social e assinale a única alternativa CORRETA:
a) Pelo excesso de desvios ortográficos é impossível compreender o conteúdo da postagem.
b) As palavras "dezocupada", "decho" e "fazer" contrariam totalmente a ortografia vigente.
c) Nessa postagem só há a presença de equívocos no que se refere a ortografia das palavras.
d) Apesar dos diversos desvios de ortografia, acentuação das palavras, conjugação verbal, concordâncias e também da ausência de pontuação a postagem atinge sua meta comunicativa.
e) As palavras presentes na postagem "fasso", "decho", "geito" e "emdiotas" admitem mais de uma forma de grafia, portanto não podem ser consideradas erradas do posto de vista gramatical.
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
16 D
17 B
18 C
19 B
20 A
21 B
22 C
23 D
24 E
25 A
26 E
27 C
28 B
29 E
30 C
31 E
32 D
Atividades retiradas do blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br. Acesso em 05/05/2020
Assinar:
Postagens (Atom)