EXERCÍCIO DE ORTOGRAFIA (BÁSICO)
1. Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A) FRANCE__A
B) HOLANDE__A
C) JAPONE__A
D) MARQUE__A
E) PRINCE__A
F) RAPIDE__
G) LEVE__A
H) NITIDE__
I) CANALI__AR
J) TRAUMATI__AR
K) PADRONI__AR
L) POU__ADA
M) COI__A
N) AU__ÊNCIA
O) SOU__A
P) QUI__ESSE
Q) PU__EMOS
R) POBRE__A
S) DEMOCRATI__AR
2. Complete as palavras usando G ou J nos
espaços:
A) CAN__ICA
B) LO__ISTA
C) CERE__EIRA
D) GOR__ETA
E) VIA__AR
F) VIA__EM
G) ARE__AR
H) ENFERRU__AR
I) CORA__EM
J) ESTIA__EM
K) VERTI__EM
L) FULI__EM
M) FERRU__EM
N) PENU__EM
O) __ILÓ
P) BERIN__ELA
Q) ACARA__É
R) __ECA
S) __ERIMUM
T) ADÁ__IO
U) PRIVILÉ__IO
V) VESTÍ__IO
3. Complete
as palavras usando X ou CH nos espaços:
A) FAI__A
B) TROU__A
C) ENCAI__ADO
D) DEI__AR
E) EN__OVAL
F) EN__OTAR
G) EN__AGUAR
H) EN__ER
I) EN__ENTE
J) EN__ARCAR
K) ME__ICO
L) ME__ICANO
M) ME__ER
N) ME__ERICA
O) ME__A
P) DESLEI__O
Q) FLE__A
R) MA__UCADO
S) FA__INA
4. Complete
as palavras usando SS, Ç OU S nos espaços:
A) DETEN__ÃO
B) CONTEN__ÃO
C) ABSTEN__ÃO
D) PROGRE__ÃO
E) TRANSGRE__ÃO
F) REGRE__ÃO
G) EXPRE__ÃO
H) REPRE__ÃO
I) SUPRE__ÃO
J) PRETEN__ÃO
K) ASCEN__ÃO
L) COMPREEN__ÃO
M) MI__ANGA
N) A__AFRÃO
O) OPRE__ÃO
P) EXPUL__ÃO
Q) PA__OCA
R) APREEN__ÃO
S) MU__ULMANO
5. Complete as palavras usando E ou I nos
espaços:
a) ABENÇO__
b) POSSU__
c) CONTINU__
d) CONTRIBU__
e) PONTU__
f) SUM__
g) ANT__AÉREO
h) ANT__VÉSPERA
i) ANT__BIÓTICO
j) ANT__DELUVIANO
k) CÃ__BRA
l) MALCR___ADO
m) PR__VILÉGIO
n) DO__
o) PERDO__
p) VAD__AR
q) RETRIBU__
r) B__SOURO
s) CAQU__
6. Complete os espaços com a
consoante H, se necessário:
a) __ERVA
b) __ÁBITO
c) __ONESTO
d) __INVERNO
e) __ANDORINHA
f) __IATO
g) __AVER
h) ___ABITAÇÃO
i) ___ONTEM
j) ___ÚMIDO
k) ___IATE
l) ___OMBRO
m) __ÉLICE
n) __ÉRNIA
o) ___OMOLOGAR
p) ___ULHA
q) __UMOR
r) ___OMENAGEM
s) DES__UMANO
7. Complete os espaços das frases
com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:
A) ________ele
sumiu da aula mais cedo?
B) Não fui à
festa________choveu.
C) Eles estão
revoltados, ______________?
D) Quero saber
o___________ do seu medo?
E) Ele não
procurou,________?
F) Ninguém
explicou o ________ de sua desistência.
G) Desejo saber
_________não compareceu à aula?
H) ___________é
sonhador o jovem cultiva ideias.
I) A
criança adoeceu________brincou na água quente.
J) __________você
não tirou os pães do forno logo?
K) O pedreiro
não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?
L) O_________da
minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.
M) Vamos sair
mais cedo da aula hoje________o professor faltou.
8. Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos
espaços:
a) Os alunos
queriam ______aula de Matemática.
b) Enquanto______,
melhor.
c) Comprei
um carro, ______não sei dirigir.
d) Você tirou 10
na prova, ______ainda foi reprovado.
e) A moça é
________bonita quando gosta de estudar.
f) Esta
mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com as despesas
da casa.
g) Meu sítio é
muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h) A mãe
deu______ lapada no menino do que na menina.
9. Leia
o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:
a) Que gênero textual você acha que
é este acima?
b) Para que serve textos como
esse?
c) Onde podemos encontrar textos
assim?
d) Podemos perceber várias
palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia
atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.
e)Reescreva cada palavra que está
inadequada, consertando a sua ortografia.
10.
Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:
Texto 1:
Texto 2:
a) Observando as imagens, de onde
os dois textos foram retirados?
b) Que tipo de mensagem o texto 1
nos passa?
c) Qual a intenção do texto 2?
d) Identifique as palavras nos
dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.
e) Postagem em redes sociais é
necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.
11. Leia as frases abaixo, observe as
palavras destacadas e indique quais apresentam o sentido de QUANTIDADE/INTENSIDADE e quais
apresentam o sentido de OPOSIÇÃO.
a) “Ele
correu o mais
rápido que podia”.
b) “havia
a imagem da garota mais linda que ele já tinha visto”.
c) “Então
ele percorreu toda a escola perguntando para todos que passavam se alguém já
tinha visto aquela garota. Mas todos respondiam ‘Não’.”
d) O
motorista do carro saiu e tentou ajudar, mas era tarde demais.
e) “É
preciso mais
do que isso para me fazer medo”.
12. Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:
a) Tenho _____ amigos que você.
b) Pesquisei bastante, ______ não achei nada
sobre esse assunto.
c) Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
d) Divirta-se, _____ antes cumpra com suas
obrigações.
e) Este é o terno _____ caro da loja.
13. Complete as frases com o tipo de
“porquê” correto (POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ):
a) Bruno
só achou aquela foto, _________não estava prestando atenção à aula.
b) _________
Bruno morreu no final da história?
c) Ninguém
conhecia aquela garota da foto, _________?
d) Preciso
saber o _________de Bruno ter se apaixonado por uma garota que ele nunca viu.
e) O
assustador da história é ________a foto fica sem imagem nenhuma no final.
f)
Quer dizer que você
não vai mesmo conosco, ___________?
g)
Não entendo o ____________ de suas atitudes.
h)
Você sabe
___________ ela não passou no concurso.
i)
Não fuja,
___________ toda fuga é fraqueza.
j)
_______ concordaram
tão facilmente?
14. Complete as frases abaixo com “MAU” ou
“MAL”:
a) Bruno
era um ______aluno em matemática.
b) Essa
foto foi o ______na vida do protagonista.
c) No
fim, o _______venceu nessa história.
d) O
_______motorista atropelou o garoto.
e) Bruno
se deu _______na sua insistência.
f) Caiu de _____ jeito.
g) Antes só do que ______ acompanhado.
h) Vestido ____ feito.
i) Não leves a ____ o que estou dizendo.
j)Não há ____ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
15. Observe a imagem abaixo e responda o que se
pede:
a) Que
gênero textual é este acima?
b) Para
que nos serve textos como esse?
c) Retire
as palavras que foram escritas erradas.
d) Conserte
as palavras que foram escritas erradas.
e) Apesar
de estarem com a ortografia errada, esses erros atrapalham o entendimento da
mensagem do texto?
QUESTÕES OBJETIVAS
16. Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S” e não “Z”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “s”.
b) Porque esta palavra indica uma nacionalidade.
c) Porque esta palavra vem da palavra original “barão”.
d) Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.
17. Por que a palavra “ENXOVAL” se escreve com “x” e não com “ch”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “x”.
b) Porque esta palavra se inicia com “EN”, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.
c) Porque é uma palavra originalmente brasileira.
d) Estar errada esta escrita, deveria ter sido grafada com “ch”.
18. Por que a palavra “ACARAJÉ” é escrita com “j” e não com “g”?
a) Porque esta palavra indica uma comida.
b) Porque esta palavra apresenta ditongo.
c) Porque é uma palavra originalmente africana, então palavra de origem africana e indígena são escrita com “j”
d) Porque esta palavra termina em “jé”, por isso foi escrita com “j”.
19. Leia a piada abaixo e marque a única alternativa FALSA:
Um Padre recém chegado na paróquia do interior encontra na estrada uma menina de uns seis anos, puxando uma vaca.
- Onde vai, minha menina ?
- Vou levar a vaca para cruzar com o touro do Seu Zé.
O padre escandalizado, imaginando a cena que a menina iria ver, tentou ajudá-la:
- Será que seu pai não poderia fazer isto ?
- Não. Tem que ser com o touro mesmo...
a) A
palavra “ESCANDALIZADO” está escrita correta, pois a palavra primitiva
“ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então “ESCANDALIZADO” só será com “z”.
b) A
palavra “ESCANDALIZADO” está escrita errada, pois a palavra primitiva
“ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então “ESCANDALIZADO” só será com “s”.
c) “CHEGADO” se escreve com “ch” porque a palavra primitiva é “CHEGAR” com “ch”.
d) A palavra “CRUZAR” se escreve com “z” por conta da palavra primitiva “CRUZ” que é com “z”.
20. Qual das palavras abaixo a letra “S” não tem som de “Z”:
a) sensual
b) desastrada
c) desejos
d) misterioso
e) hesitar
21. Por que a palavra “SEDUZIR” se escreve com “Z”:
a) Porque indica um título de nobreza.
b) Porque a palavra original “sedução” não
tem a letra “s” no seu final.
c) Porque se trata de uma nacionalidade.
d) Porque é de origem indígena.
e) Porque é uma palavra de origem africana.
22. Qual das palavras a seguir está escrita
com a ortografia errada:
a) preferências
b) extremamente
c) intenço
d) desastrada
e) inexperiência
23. Assinale a alternativa em que as formas
completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:
- Quando ____ assessorado, o governante
comete muitos erros.
- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu
escapar do lobo ____.
- Devemos praticar o bem e evitar o ____.
- Quando está de ____ humor, ninguém o
suporta.
|
a) mal, mau, mau, mau;
b) mau, mal, mal, mal;
c) mau, mau, mal, mal;
d) mal, mau, mal, mau;
e) mal, mal, mau, mau.
24. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:
a) Não revelou o motivo porque não foi ao
trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Porque houve um engarrafamento, chegou
atrasado ao colégio.
e) Ele não veio por que estava doente.
25. Observe a imagem abaixo e assinale a
única alternativa correta:
a) A palavra “mal” usada neste texto está
correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está
errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é
contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está
correta, pois é contrário de “bom”.
e) A palavra “mal” neste texto indica o
modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.
26. Sobre a escrita do texto abaixo,
compreende-se que:
a) A palavra “mais” indica uma oposição ao
que foi dito antes.
b) A palavra “mais” deveria ser escrita
“mas”.
c) A palavra “mais” é uma conjunção.
d) A palavra “mais” foi usada sem intenção
nenhuma pelo criador do título.
e) O título “mais você” sugere um programa
voltado mais para questões simples do dia a dia das pessoas.
27. Indique o item em que todas as palavras
devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) me__erico / en__ame / bru__a.
d) __utar / frou__o / mo__ila.
e) fle__a / en__arcar / li__ar.
28. (ENEM/2016)
Como
escrever na internet
Regra
1 – Fale, não GRITE!
Combine
letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em
papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em
maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os
recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e
*grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são
aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Regra
2 – Sorria pisque chore &-( …
Os emoticons (ou smileys) são ícones
formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles
representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil
descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se
está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual
só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a
usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às
suas conversas on-line.
Disponível em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.
O texto
traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações
eletrônicas, especialmente em e-mails e chats. Essas regras
revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos
usuários da internet.
A)representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de
difícil compreensão.
B)refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação
facilitadores da convivência na internet.
C) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão
da língua portuguesa.
D) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes
possam se comunicar na web.
29. Há erros de grafia na frase:
a) Jornadas de
trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o
lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.
b) A extinção de
postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de
reivindicação de direitos da classe trabalhadora.
c) Para bem avaliar o
impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é
necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.
d) A expansão da
demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de
investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.
e) Condições adverças
de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de
queixas de assalariados.
30. A frase em que há ERROS de ortografia é:
a) Acostumados a
debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em
discussão também o problema do número de vagas.
b) Não há jeito de
pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se
pode ver facilmente através delas.
c) A afirmação de que
nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem
falou.
d) O assessor de
imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente
os queixosos.
e) Nem sempre o lazer
a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a
preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.
31.
Os textos relativos ao mundo do trabalho,
geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de
o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus
propósitos comunicativos porque
a)
os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas
fazendas.
b) a
parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um
anúncio.
c) a
letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
d)
os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
e) o
contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
32. Observe o texto abaixo retirado de uma rede social e assinale a única alternativa CORRETA:
a) Pelo excesso de desvios ortográficos é impossível compreender o conteúdo da postagem.
b) As palavras "dezocupada", "decho" e "fazer" contrariam totalmente a ortografia vigente.
c) Nessa postagem só há a presença de equívocos no que se refere a ortografia das palavras.
d) Apesar dos diversos desvios de ortografia, acentuação das palavras, conjugação verbal, concordâncias e também da ausência de pontuação a postagem atinge sua meta comunicativa.
e) As palavras presentes na postagem "fasso", "decho", "geito" e "emdiotas" admitem mais de uma forma de grafia, portanto não podem ser consideradas erradas do posto de vista gramatical.
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
16 D
17 B
18 C
19 B
20 A
21 B
22 C
23 D
24 E
25 A
26 E
27 C
28 B
29 E
30 C
31 E
32 D
Atividades retiradas do blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br. Acesso em 05/05/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada pelo comentário.